Preto combina com tudo?

Não.

Nem sempre fica legal combinar preto com todas as outras cores.

Temos essa ideia de que na dúvida, combinamos qualquer roupa com acessórios pretos, ou com outra peça preta. Mas nem sempre essa combinação serve pra todo mundo.

Dentro da análise cromática, a cor preta é a mais escura, sendo o resultado da falta parcial ou completa da luz. É o oposto exato do branco. Como branco e o cinza, é uma cor acromática, literalmente, uma cor sem cor ou matiz.

Dito isso, veio por meio deste singelo post informar que preto nem sempre fica bem em todo mundo.

CALMA! Não me matem! Eu explico.

Pessoas de pele muito clara ou muito escura podem deixar o semblante “triste” com o uso de algo preto perto do rosto. Assim como a cor escura pode ressaltar olheiras ou alguma outra característica do rosto que você queria disfarçar, como alguma cicatriz, por exemplo.

Já na hora de combinar as roupas, combinar uma cor pastel com preto pode ser meio desastroso em termos de proporção.

O contraste excessivo entre uma cor muito clara e uma cor escura “corta” a silhueta, e enquanto você tá pensando que tá super disfarçando o quadril largo com uma parte de baixo preta, o contraste com a bRusinha azul clara pode estar evidenciando ainda mais que a parte de cima do teu corpo é menor do que a de baixo.

Por isso eu defendo muito o uso do que eu chamo de *cores de transição” na hora de vestir e combinar as peças. Por exemplo: rosa claro + cinza é muito mais suave ao olhar do que o contraste entre rosa claro + preto. Assim, quando a pessoa percorre o olhar no seu corpo não vai notar nenhum divisão radical, mas o olho “passeia” sutilmente e a pessoa acaba notando melhor seu look num conjunto.

Assim ó:

Talvez no primeiro look daria pra trocar a bota preta por uma cinza

Notou a diferença?

Mais uns exemplos de cores de transição: azul marinho, roxo, verde musgo, marrom claro…

Cinza claro com verde militar. Moderno e suave

 

 

Tudo azul marinho ao invés de tudo preto. Ótima opção pra sair um pouco do preto total
Azul marinho com verde também rola
Marrom, bege, rosa. Muita harmonia entre o claro e o escuro

Conclusão: o pretinho básico NUNCA vai ser deixado de lado, mas dá pra prestar mais atenção na hora de combinar os looks pra deixar tudo mais harmonioso.

Continue Reading